Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Lombo assado com peras ao molho

Eu adotei o lombo já há algum tempo no meu dia a dia, por ser uma carne rica em proteínas e com um menor índice de colesterol,do que os outros cortes suínos....além de ser muito saboroso.
E em época de festas, ele sempre é lembrado,como em um bom churrasco e no final de ano, assado com molhos diversos...



Eu sempre prefiro comprá-lo in natura sem tempero,para poder temperá-lo a meu modo,  mas algumas peças que já vem temperadas,são saborosas também.
A vantagem dessa carne ,é que combina muitíssimo bem ,com frutas, molhos agridoces em geral,além do tradicional, por ser uma carne mais "seca".
Uma peça de 1kg, já garante um bom prato.
Eu prefiro sempre fazer uma vinha d'alho, para amaciá-lo.Em uma travessa , ou refratário com tampa, ou até mesmo um saco plástico.coloque o suco de ¹/² limão ,1 xícara de vinho branco seco,  2 dentes de alho cortados ao meio, 1 folha de louro,1 ou 2 ramos de alecrim,1 pitada de sal.Coloque  o lombo dentro desse tempero , feche e leve para geladeira por umas 8hs, pelo menos.
Depois desse tempo,retire,deixe escorrer bem e reserve o líquido.
Em uma frigideira larga coloque um jorro de azeite e sele o lombo,primeiro de um lado e depois de bem dourado vire e sele do outro.
Transfira o lombo selado para um refratário e cubra com papel alumínio e leve ao forno para dar uma pré-assada, em forno já pré aquecido,a 180º por 1 hora.
Depois desse período, retire, faça cortes profundos na parte de cima do lombo e corte 2 pêras ou 1 grande em fatias (aqui foram usadas fatias finas, mas se forem um pouquinho mais grossas, ficam mais saborosas).
Encaixe as fatias de pêra,nos cortes do lombo .Corte umas 3 pêras em pedaços grandes e coloque em volta para decorar e regue com o líquido da vinha d'alho.Leve novamente ao forno para dourar e vá regando com o líquido da forma.



Retire assim que estiver pronto.Coloque o molho desse assado da travessa, junte com as pêras assadas e bata tudo no liquidificador.
Coe e leve ao fogo,mexendo sempre até engrossar, com 1 colher(sopa) de amido de milho.
Sirva o lombo regado com esse molho.É um molho suave e muito saboroso.
A combinação é muito boa .Experimenta!!!
Bjs e Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...