Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

Sabores & Aromas por e-mail

sábado, julho 21, 2012

Frango ao molho de Vinho


Esse prato,confesso, não é um dos mais fáceis de preparar,como sempre preparo, porque, para ele é feito em etapas para que absorva todos os sabores dos temperos e para que a carne do frango fique macio,ele fica em uma marinada por algumas horas...mas vale o tempo investido nesse prato, o tradicional "Coq au Vin(Galo ao vin).
Confesso, quem preparava esse prato era minha saudosa mãezinha,que gostava desses pratos mais elaborados...eu sou mais na praticidade, mas já fiz uma vez,com a receita original e ficou muito bom,o frango desmancha...mas depois, logo tratei de  agilizar mais o processo e olha.....ficou muito bom também!!
O segredo da receita original é deixar o frango marinando no vinho por 24 hs,então sugiro que voce pense em fazê-lo para um final de semana, para a família e depois é só colher os elogios!!
Dessa forma .o frango fica mais aroxeado, por conta do vinho tinto,da marinada, mas como a coxa e a sobrecoxa são carne que ficam macias facilmente,já experimentei fazer sem a marinada e deu certo.
Bom, a receita que tenho original é assim:
umas 4 coxas com sobrecoxa,mas separadas, ou se preferir pode fazer só com a sobrecoxa,então são 8,
15 cebolas pequenas,2 colheres(sopa) de cebola roxa picada,250g de cogumelos frescos,250g de bacon,1/4 xícara de conhaque,1 buque feito com 4 ramos de salsa e 2 folhas de louro,1 pitada de tomilho(seco),2 dentes de alho picados,2 xícaras de vinho tinto,3 colheres(sopa) de manteiga,2 xícaras de água fria,2 colheres(sopa) de farinha de trigo,2 colheres(sopa) de salsa picada,sal a gosto.
Pique o bacon em cubinho e afervente-o em água por 5 min.Retire e seque-o com papel toalha.Em seguida frite-o em uma colher de manteiga até ficar douradinho,retire e seque-o em papel toalha novamente.
Na gordura que sobrou,frite a cebolinhas até dourá-las.Escorra e passe-as para uma assadeira e leve-as ao forno, já pré aquecido a 180º por uns 30 min ou até que fiquem macias.Retire do forno e reserve.
Em outra frigideira ,grande,derreta o restante da manteiga , junte a cebola picada e quando começar a doura, junte os cogumelos fatiados e refogue rapidamente.Junte com as cebolas reservadas.
Prepare o frango,lave bem,tire a pele e deixe-o bem limpo e seco(seque-o com papel toalha).
Na mesma frigideira onde foi frito o bacon e a cebola,cubra o fundo com uns 2 dedos de óleo e frite os pedaços de frangos,aos poucos até dourarem.
Depois de  todos os pedaços fritos, retire todo o óleo restante e volte os pedaços de frango para a frigideira e agora coloque o conhaque.Com uma concha,sobre a chama do fogão, deixe inflamar e derrame sobre o frango e deixe até que o fogo se apague.Retire e reserve.
Ainda na mesma frigideira,raspe bem o fundo  e coloque a farinha de trigo e deixe cozinhar um pouco.Acrescente o vinho e mexa bem,em fogo alto e deixe ferver, mexendo sempre até engrossar.Acerte o sal,desligue e coe.Reserve.
Caso essa frigideira não possa ir ao forno passe esse molho para um refratário ou uma caçarola com tampa.Coloque o molho,o frango, o bacon frito,o amarrado de  ervas,o tomilho e o alho.Tampe ou cubra com papel aluminio e leve ao forno por 1 hora ou até o frango ficar macio.Retire,acrescente os cogumelos e a cebola,misture e deixe a assar por mais 15 min.Elimine o amarrado de ervas,polvilhe salsa picada e sirva na própria caçarola.
Fica saboroso e por conta do vinho, não fica enjoativo.
O frango fica saboroso , macio e sem a marinada, embora o molho deixe o frango arroxeado por fora, por dentro a carne fica clarinha e o sabor inigualável!!!
Bjs e Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...