Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

sábado, julho 21, 2012

Frango ao molho de Vinho


Esse prato,confesso, não é um dos mais fáceis de preparar,como sempre preparo, porque, para ele é feito em etapas para que absorva todos os sabores dos temperos e para que a carne do frango fique macio,ele fica em uma marinada por algumas horas...mas vale o tempo investido nesse prato, o tradicional "Coq au Vin(Galo ao vin).
Confesso, quem preparava esse prato era minha saudosa mãezinha,que gostava desses pratos mais elaborados...eu sou mais na praticidade, mas já fiz uma vez,com a receita original e ficou muito bom,o frango desmancha...mas depois, logo tratei de  agilizar mais o processo e olha.....ficou muito bom também!!
O segredo da receita original é deixar o frango marinando no vinho por 24 hs,então sugiro que voce pense em fazê-lo para um final de semana, para a família e depois é só colher os elogios!!
Dessa forma .o frango fica mais aroxeado, por conta do vinho tinto,da marinada, mas como a coxa e a sobrecoxa são carne que ficam macias facilmente,já experimentei fazer sem a marinada e deu certo.
Bom, a receita que tenho original é assim:
umas 4 coxas com sobrecoxa,mas separadas, ou se preferir pode fazer só com a sobrecoxa,então são 8,
15 cebolas pequenas,2 colheres(sopa) de cebola roxa picada,250g de cogumelos frescos,250g de bacon,1/4 xícara de conhaque,1 buque feito com 4 ramos de salsa e 2 folhas de louro,1 pitada de tomilho(seco),2 dentes de alho picados,2 xícaras de vinho tinto,3 colheres(sopa) de manteiga,2 xícaras de água fria,2 colheres(sopa) de farinha de trigo,2 colheres(sopa) de salsa picada,sal a gosto.
Pique o bacon em cubinho e afervente-o em água por 5 min.Retire e seque-o com papel toalha.Em seguida frite-o em uma colher de manteiga até ficar douradinho,retire e seque-o em papel toalha novamente.
Na gordura que sobrou,frite a cebolinhas até dourá-las.Escorra e passe-as para uma assadeira e leve-as ao forno, já pré aquecido a 180º por uns 30 min ou até que fiquem macias.Retire do forno e reserve.
Em outra frigideira ,grande,derreta o restante da manteiga , junte a cebola picada e quando começar a doura, junte os cogumelos fatiados e refogue rapidamente.Junte com as cebolas reservadas.
Prepare o frango,lave bem,tire a pele e deixe-o bem limpo e seco(seque-o com papel toalha).
Na mesma frigideira onde foi frito o bacon e a cebola,cubra o fundo com uns 2 dedos de óleo e frite os pedaços de frangos,aos poucos até dourarem.
Depois de  todos os pedaços fritos, retire todo o óleo restante e volte os pedaços de frango para a frigideira e agora coloque o conhaque.Com uma concha,sobre a chama do fogão, deixe inflamar e derrame sobre o frango e deixe até que o fogo se apague.Retire e reserve.
Ainda na mesma frigideira,raspe bem o fundo  e coloque a farinha de trigo e deixe cozinhar um pouco.Acrescente o vinho e mexa bem,em fogo alto e deixe ferver, mexendo sempre até engrossar.Acerte o sal,desligue e coe.Reserve.
Caso essa frigideira não possa ir ao forno passe esse molho para um refratário ou uma caçarola com tampa.Coloque o molho,o frango, o bacon frito,o amarrado de  ervas,o tomilho e o alho.Tampe ou cubra com papel aluminio e leve ao forno por 1 hora ou até o frango ficar macio.Retire,acrescente os cogumelos e a cebola,misture e deixe a assar por mais 15 min.Elimine o amarrado de ervas,polvilhe salsa picada e sirva na própria caçarola.
Fica saboroso e por conta do vinho, não fica enjoativo.
O frango fica saboroso , macio e sem a marinada, embora o molho deixe o frango arroxeado por fora, por dentro a carne fica clarinha e o sabor inigualável!!!
Bjs e Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...