Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

Sabores & Aromas por e-mail

domingo, março 25, 2012

Pastiera di grano

A pastiera só me foi apresentada ,porque em todos os Natais e Páscoas,aqui de casa, minha mãe fazia , minha tia fazia e na maioria das casas de famílias italiana,que eu convivia,faziam e muitas ainda  fazem...acho que é uma tradição mesmo.
Eu sempre gostei de ricota, mas quando era pequena,achava estranho comer a ricota em um doce, estava acostumada a comê-la em pizzas fritas, em molhos de macarrão, mas não em doces....mas com o tempo fui gostando e até acabei aprendendo a fazer,por puro gosto mesmo pela Pastiera.

Voce precisa de 1/2 copo de trigo, 9 ovos,2 ricotas, açúcar a vontade(2 ou 3 xícaras),¹/² l.de leite para misturar com a ricota e fazer um creme,
150 a 200g de frutas cristalizadas,50 ml.água de laranjeiras.
Comece preparando parte do recheio,cozinhando o trigo com água por ¹/² hora(ir abrindo a panela).Depois,coloque ¹/² l de leite e segue cozinhando até ficar bom(secar todo o leite).Fazer um creme grosso.
Para a massa:
¹/² k de farinha de trigo, 100g de margarina ou manteiga,3 gemas,leite para amassar a massa, 1 xícara de açúcar,raspas de 1 limão(opcional) 1 colher de fermento em pó.
Para o recheio:
Bata as claras em neve , junte as gemas e siga batendo, coloque o açúcar e siga batendo,junte a ricota já amassada ,no leite com o trigo já cremoso e frio, as frutas cristalizadas e a água de laranjeiras.
Deixe o recheio sucoso.
Prepare a massa, que é tipo uma massa podre doce.Leve para assar ,por uns 5 a 10 mi em forno alto,em uma forma de fundo removível , só para dar uma pré assada na massa.Retire, coloque o recheio  e cubra  o recheio com tiras da massa e antes de retornar ao forno,pincele com uma gema .
Assim que retira do forno, salpique com açúcar de confeiteiro

Um comentário:

  1. eu amo essa pasteria, vou tentar fazer, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...