Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Casquinha de siri

Quando era pequena,tinhamos um apartamento em Santos e era muito comum passarmos férias lá e sempre íamos almoçar em São Vicente, naqueles restaurantes ,que pra quem gosta de peixe ,frutos do mar ,etc é uma perdição.A gente que provar tudo o que tem no Cardápio e casquinha de siri era uma das coisas que não podia deixar de pedir quando ia...toda vez.

O tempo passou e acabei aprendendo a fazer de tanto que gosto...mesmo porque não tem tanto segredo,o mais difícil  é encontrar a carne de siri, sempre fresquinha,porque os outros ingredientes sempre temos em casa.
Geralmente a carne de siri já vem limpa, mas sempre é bom dar uma checada e ver se não tem nenhuma cartilagem, ou casca, misturada a carne.
Antes de mais nada, tempere a carne de siri com o suco de 2 limões, sal e pimenta do reino a gosto e reserve.
Refogue 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho picadinhos em 2 colher (sopa) de azeite e 2 colheres de azeite de dendê e depois junte 3 tomates sem pele e sementes picados e cozinhe um pouco até desmanchar um pouco.Coloco 1/4 de pimentão verde bem picadinho, par dar um sabor e uma cor,1 colher(sopa) de coentro picado(se não gostar, pode substituir por salsinha mesmo), ou ainda pode colocar os dois.Deixe esse molhinho pegar bastante gosto.
Acrescente 500g de carne de siri, misture e deixe cozinhar mais um pouco para agregar bem todos os sabores.Uns 5 minutos são suficientes.
Acrescente 150ml de leite de coco e misture tudo.Misture ainda, a farinha de rosca, apenas para tirar o excesso de líquido e engrossar um pouco o recheio, até virar um creme.Coloque ainda uma pitada de pimenta do reino e acerte o sal.
Desligue e tire do fogo.
conchas em porcelana casquinha de siriRecheie as casquinhas com essa mistura preparada e polvilhe com farinha de rosca misturado com queijo ralado e leve para gratinar.
Hoje em dia essas conchinhas, para o preparo das casquinhas de siri, são encontradas até em grandes redes de supermercados, ou ainda,se não encontrar,existem forminhas de porcelana no formato das casquinhas, ou ainda pode ser feito em um ramekim(esses potinhos redondinhos)...mas não deixe de fazer...é muito saboroso e em poucos minutos voce tem essa delícia na sua mesa para saborear.
Bjs e Bom Apetite
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...