Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

sábado, novembro 05, 2011

Struffoli...aquele toque a mais para o seu Natal

Sou completamente apaixonada por essas bolinhas...desde pequena... e deve ser hereditário, porque minha filha menor,também é.A cada Natal, que é a época que geralmente comemos Strúffoli, disputamos uma a uma até ver o fim delas...
Bom, essa receita vem da família, que é italiana, mais exatamente do sul da Itália, de Nápoles, e que me lembro sempre ter a mesa em nossos Natais.
Falo isso porque vi minha mãe, minhas tias e minha nonna fazê-lo...não podia faltar, assim como a Pastiera que logo mais também postarei por aqui.
É uma receita de italiano, com massa pra sovar, mas que vale muito a pena, porque depois de prová-la,voce vai querer sempre fazê-la.Essa era a que aprendi com minha mãe...
300 grs de farinha de trigo(aproximadamente),3 ou 4 ovos,1 cálice de Anisete e uma pitada de sal,
50 grs de açucar,raspas de limão(1 colher de chá) e a mesma medida de raspas de laranja, umas 2 ou 3 gotinhas de essencia de baunilha e óleo para fritar.
Coloque a farinha em uma tigela e misture com o açúcar e o sal.Faça um buraco no meio e coloque os ovos,o licor e a baunilha.Sova bem devagar a massa, que deve ficar  macia.Deixe descansar por 30 min.

Faça rolinhos tipo nhoque e corte em bolinhas

Aqueça o óleo e vá fritando em pequenas porções,até ficarem douradinhos, e coloque em papel toalha até sair toda a gordura.
   
Depois de tudo frito.reserve e faça a calda...aí mora o segredo ...
Para essa quantidade, 200 grs de mel é suficiente.Deixe ferver o mel e em seguida,  jogue o cálice de licor e deixe evaporar.Jogue os struffolis nessa calda e mexa para que o mel envolva bem as bolinhas.
Jogue 100 grs de frutas cristalizadas picadinhas e 50 grs de nozes picadinhas e misture tudo bem.
A montagem pode ser feita dessa forma.Coloque um copo no meio de uma travessa grande e vá colocando os struffolis em volta,como se fosse um pudim.Vá jogando mel aos poucos,as nozes e os granulados coloridos, finalizando com o mel e o granulado.
É de comer rezando...ele fica crocante e os demais ingredientes dão aquele toque a mais...

Experimente  e nunca mais seu Natal será o mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...