Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

terça-feira, novembro 01, 2011

Queijos - Vamos conhecer um pouco mais sobre essas delícias?

Como sou uma apaixonada por queijos, não saberia descrevê-los por preferencia, então vou tentar falar um pouquinho sobre alguns em ordem alfabética, pra não ser injusta com nenhum deles.
BRIE
De origem francesa,hoje já fabricado no Brasil , é um queijo de massa macia e quebradiça., que lhe confere sua característica casca branca aveludada.Por isso também é conhecido como ''queijo de mofo branco''.Apresentam-se normalmente em forma de triangulo ou em formas cilíndricas de 1Kg.
O ideal é consumir entre 25 e 40 dias após sua fabricação, para obter seu gosto ideal e melhor ainda, se consumido com um bom vinho.

CHEDDAR
É um queijo originário da Inglaterra,muito popular por lá em todas as regiões.Sua forma original é prensado e duro, tem formato de tambor e é amarrado com uma bandagem , para garantir casca boa e dura e pesa aproximadamente uns 28 k.Seu interior é amarelo ouro ,que escurece de acordo com seu envelhecimento.O sabor começa suave, com toque de nozes,com leve toque de sal.
Por aqui, é mais encontrado sob a forma de queijo processado e fundido



COTTAGE
É um queijo muito popular nos Estados Unidos, mas recentemente vem sendo consumido por aqui.
Consiste basicamente em grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal, ficando com sabor ligeiramente ácido e salgado.O consumo pode ser feito com frutas , saladas, pode ser utilizado em dietas de baixas calorias.
EMMENTHAL
É um queijo suiço, semi duro, de casca rígida, massa com buracos
É um queijo suiço, semi duro, de casca rígida, massa com buracos

Produzido com leite de vaca, pasta cozida  e prensada , sabor suave , levemente adocicado e frutado.Os mais comuns, pesam em torno de 70 quilos, podendo chegar até 130, mas hoje em dia , os chamados Baby Emmenthal, são encontrados nos tamanhos de 1,5 k até 12 k.
É um queijo de longa maturação.Destinam-se a consumo puro, ou em sanduíches, tábua de queijos.É o ideal para preparação de Fondue, que é um prato típico Suiço, onde o queijo é derretido em fogo lento ,misturado com vinho, onde é acompanhado com pão italiano , para apreciar se delicioso sabor.

ESTEPE

Originário das estepes russas, é fabricado a partir do leite de vaca.
De textura semi dura e massa semi cozida , de cor amarelo clara, com sabor frutado ligeiramente doce.Pode ser consumido puro, com lanches, em aperitivos ou em molho de 4 queijos.
FETA
     
Tradicionalmente grego e de gosto excepcional,  é feito com a mistura dos leites de cabra e ovelha, com baixos níveis de gordura.O uso de conservantes não é permitido na produção deste queijo.
É consumido diariamente pelos gregos, acompanhando refeições e também na preparação de pratos típicos, onde se faz acentuar bem o seu sabor. Acompanha magnificamente saladas de verão, com tomates, pepino, cebola e orégano.
GORGONZOLA

Italiano, faz parte da família dos queijos  de Faixa Azul, ou de mofo azul.Apresentam massa úmida,com veios azuis esverdeados, de textura macia, um pouco pastosa e quebradiça.Tem sabor pronunciado e característico, ligeiramente salgado.
GOUDA
De origem Holandesa e conhecido mundialmente,massa firme e prensada,textura lisa
com pequenos buracos e sabor de avelã.
                      


No Brasil,é produzido de forma similar ao queijo prato,mas tem características típicas, como massa mais  untuosa ,sabor suave , ligeiramente adocicado , textura macia e casca fina.
GRUYERE

Mais um do time dos suiços ,é feito com o leite cru da vaca.e sua textura é granulosa, densa e compacta.o que permite a excelente capacidade de derreter ao gratinar. A casca é dura, seca e de cor castanho ferrugem.De sabor bem complexo, esse queijo tem sabor frutado e em seguida um sabor de nozes.




MASCARPONE
Originário da Lombardia,Itália, atualmente é difundido em todo o planeta.
Do grego "mascherga", que significa flor de leite ,considera-se um queijo fresco, de consumo imediato , mas com alto teor de gordura.
É usado para preparar molhos e sobremesas , como o famoso "Tiramissu".












MINAS (PADRÃO)



Trata-se de um dos queijos brasileiros mais antigos,iniciado no século XIX, em Minas Gerais.
É um queijo macio, porém seco e firme, de coloração branco creme por dentro e de casca amarela.De sabor pronunciado, ligeiramente ácido .É também conhecido como Minas Curado ou Minas Prensado.
MUSSARELA

....Ou também Mozzarella...típico Italiano, de Salerno e Castela, antigamente só era produzido a partir do leite de búfala. É o mais conhecido e popular dos queijos no país europeu e por aqui também.
Sua massa é esbranquiçada, firme e esfilante,de sabor suave,levemente salgado e de fácil derretimento.

PARMESÃO

Mais um , entre os italianos famosos, de textura firme e sabor forte.
Conhecido como Grana,Parmegiano,-Reggano,ou ainda Grana Padano.é maturado de 1 a 3 anos, quando se torna macio e quebradiço.
No Brasil é mais utilizado ralado, para acompanhar massas.
PECORINO
Pecorino, é o nome genérico dado aos queijos feitos com leite de ovelha.

Tem características específicas dependendo da região e da forma como é produzido.
Trata-se de um queijo de boa qualidade de conservação. Existe o Fresco, o Semi curado,o doce e o pepato(esse com adição de pimenta).Quanto mais curado,melhor para ralar.
Os mais famosos são:o Pecorino Romano, o Sardo e o Toscano,mas todos são deliciosamente fortes.
PETIT SUIÇO

Um dos queijos macios preferidos pelos franceses, foi inventado no século XIX, por Charles Gervais, um suiço, que trabalhava em uma leiteria de queijo da Normandia.
Tem geralmente forma redonda e são feitos de leite de vaca pasteurizados, se apresentando normalmente na forma de pasta.
Seu sabor é um misto de doce e salgado e forma deliciosas combinações com frutas , mel e cerais.
O índice de gordura é de  aproximadamente 40%.
PROVOLONE
É um queijo semi duro originário da Itália.
Conhecido pela sua pasta filada, é um queijo compacto e duro, de cor amarela e sabor agradável.Tem longa duração.Hoje grande parte do provolone comercializado no Brasil, tem sido na forma defumada.nesse processo,vários dos microorganismos, que são utilizados na fazedura, são eliminados após sua utilidade,que era fazer o queijo.
ROQUEFORT
 Um dos mais famosos queijos franceses,produzido a partir do leite de ovelha, faz muita gente torcer o nariz, por seu cheiro forte e pelas manchas de mofo verde por toda parte.Apesar disso, é delicioso!!
Ele é branco, esfarelento e levemente úmido e por não ter casca, ele é todo comestível e de sabor salgado acentuado.

Bom, nem sei ao certo quantos tipos de queijos existem em todo o mundo,  só  de franceses são mais de 400 tipos...mas , sempre que encontro algum diferente faço questão de provar...e nunca encontrei nenhum que não gostasse.Todos tem a sua própria característica...mas todos são irresistíveis!!
Deliciem-se...
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...