Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

quarta-feira, novembro 16, 2011

Carpaccio....além de delicioso, cura também anemia.Voce sabia?

Entre os pratos que eu adoro e que comeria todo dia,além de comida Japonesa, frutos do mar, algumas massas, pizza frita,entre outros, o Carpaccio é um deles.
Voce sabe como surgiu  esse prato delicioso?
O Carpaccio surgiu meio por caso, num beco sem saída perto da Piazza San Marco,in Venezia.Lá, na Calle Vallaresso, fica o Harry's Bar, de Giuseppe Cipriani,que nos seus quase oitenta anos, sempre foi frequentado por gente famosa, como Hernest Hemingway,Charles Chaplin,Maria Callas,Onassis,entre tantos outros.
Mas nada lhe deu tanto prestígio quanto aquelas laminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho a base de mostarda.
Tudo aconteceu em 1950,quando a Condessa Amália Nani Moncenigo pedi a seu velho amigo Giuseppe,que lhe preparasse algo com carne crua (que todos sabemos ,é rica em ferro)-exigencia de seu médico, que tentava curá-la de uma severa anemia.Uma tarefa nada fácil,principalmente porque naquela época existia um preconceito em relação a carnes cruas.Mas a receita acabou tornando-se um sucesso absoluto,até os dias de hoje.O nome Carpaccio, foi escolhido em homenagem a um pintor renascentista, Vittore Carpaccio,que em seus quadros, usava sempre, os tons vermelhos,cor que lembrava carne crua.
Aqui no Brasil, essa delícia só chegou na década de 70, trazida por Massimo Ferrari, para seu famoso restaurante, o "Mássimo".
...o tempo passou e o sucesso permanece, mas com muitas variantes daquela primeira receita.
Agora também usando laminas de peixes,frutos do mar,legumes,até queijo.E como acompanhamento, molhos diversos, sendo mais comunm, entre nós,um feito com azeite, mostarda,limão,alcaparra,salsinha,sal e pimenta,polvilhado com lâminas de queijo parmesão.
Vamos então a receita do velho e bom Carpaccio:(a original de Giuseppe Ciprianni)
300 grs de lombo paulista,60 ml de maionese,2 colheres(sopa) de creme de leite,1 colher(sopa) de mostarda,1 colher(chá) de molho ingles, tabasco , sal a gosto, rúcula, queijo parmesão.
Preparo:
Coloque a carne no congelador.Corte em lâminas muito finas.
Misture a maionese,creme de leite, mostarda, molho inglês - até obter um creme homogêneo
Tempere com sal e tabasco.
Arrume a carne em um prato de vidro, colocando no centro o molho, ou regando por cima do prato já montado, isso independe.
Decore com folhas de rúcula e lâminas de queijo parmesão e se quiser umas torradinhas para acompanhar, vai muito bem também.Bom Apetite...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...